14/05/2009

Balãozinho Vermelho

“Ler é descodificar, é compreender, é construir sentidos (Azevedo, 2007:45) ler o imaginário é ler para aprender, gostar…”
Para Diaz, citado por Balça in Azevedo (2007:132) “O texto icónico encerra diversas funções e todas elas servem de apoio ao leitor na construção de sentidos, apresentando um valor educativo primordial na formação de leitores literários competentes.”

Fizemos jogos de oralidade brincando com um balão: palavras leves, pesadas, rimas…















- Lemos as imagens começando na 1ª página até à última.



- Lemos a imagens começando na última página até à primeira.
- Escrita de um texto, utilizando a técnica de “ palavra puxa palavra”, sobre o livro.




















- Aos pares, escrita em cartões, de frases alusivas à leitura.
- Lançamento dos balões com as frases.




Com estas actividades desenvolvemos competências de leitura do texto icónico, essenciais para a promoção da cultura visual e de uma educação estética entre as crianças, promovemos o gosto pela leitura e pela escrita, estimulámos a linguagem oral e treinámos e alargámos o vocabulário.

Formanda de 2º ano: Anunciação Afonso
EB1 Nº1 de Macedo de Cavaleiros: 1º ano

Sem comentários: