É importante trabalhar a escrita de uma forma contínua, proporcionando aos alunos situações de escrita diversificadas.
Apresentei uma história em PowerPoint. Rosa, minha irmã Rosa, de Alice Vieira, autora que está a ser estudada neste período no projecto Ler+ e que está incluído no PNL
Preencheram o mapa da história (baseado no mapa da brochura O ensino da Leitura: a Compreensão de Textos, de Inês Sim-Sim, p. 41.
Construiram as histórias de vida de algumas personagens da história (exercício baseado na brochura referida na alínea anterior p.47).
Produziram um texto, escolhendo o seu “début de texte” numa colecção apresentada de forma sugestiva.
Escrever com cores: escreveram no inicio de cada linha uma cor. À frente de cada cor escreveram o que ela lhe sugeria. Uma aluna escreveu o seguinte:
Rosa é a cor que eu adoro
Amarelo é a cor que ilumina a minha vida
Azul é a cor do céu que me põe com força
Verde é uma cor tão bela
Vermelho é a cor do meu coração
Castanhos são os teus olhos
Preto é quando eu me magoo
Cinzento é a cor da alegria ...
Sónia: 3º ano
Apresentei o jogo dos papelinhos explorei a forma como estava apresentado. Exercício extraído do livro: Como abordar… a escrita no 1º ciclo do ensino básico, de Luísa Álvares Pereira e Flora Azevedo.
Jogo
Papelinhos viajantes
Para ganhar o jogo é preciso ter habilidade e paciência e não se pode fiar nervoso.
Idade: a partir dos 7 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Jogadores: 2 ou mais
Material: papelinhos, uma palhinha de refresco e dois pratos de papel para cada jogador
- Cada participante começa o jogo com uma palhinha na boca e dois pratos de papel na sua frente. Num colocam-se 10 papelinhos;
- A um sinal, cada jogador tenta mudá-los de prato, aspirando a palhinha para que fiquem pegados a ela.
- Ganha quem conseguir mudá-los a todos em menos tempo.
Os alunos ficaram muito entusiasmados com o jogo!
EB1 de Chacim 3º e 4º anos
Formanda do 1º ano: Goreti Lino
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário