13/04/2009

PLENÁRIA REGIONAL PNEP

A primeira Sessão Plenária Regional desenvolvida no âmbito do PNEP, neste ano lectivo, decorreu na Escola Superior de Educação de Bragança no dia 28 de Março de 2009.
A Doutora Alexandra Rodrigues proferiu uma palestra subordinada ao tema “A necessidade de uma terminologia linguística para os Ensinos Básico e Secundário” tendo primado pela brevidade, simplicidade, capacidade elucidativa e explicativa quanto ao tema que brilhantemente expôs tendo deixado a maioria dos que a ouviram com vontade para muito mais…
O período da tarde foi preenchido com a apresentação de posters dos vários Agrupamentos envolvidos na formação do PNEP - “Das teorias … às práticas”.
Para tal, as formandas de 2º ano e a formadora, conjuntamente, elaboraram o poster que se apresenta.


Ler textos variados com fins recreativos, mobilizar o conhecimento aprendido para melhorar a proficiência linguística no modo oral e no modo escrito e escrever, em termos pessoais e criativos, diferentes tipos de texto como forma de usufruir do prazer da escrita, são objectivos da Língua Portuguesa no 1ºCEB que podem ser conseguidos através da leitura de obras.
Porque entendemos que uma obra pode ser trabalhada em qualquer ano de escolaridade, escolhemos a obra “Uma Lagartinha Muito Comilona”, de Eric Carle, recomendado pelo PNL para os primeiros leitores.

Neste trabalho tivemos como objectivos:
• Estimular a criatividade;
• Sensibilizar para o mundo mágico das histórias;
• Fomentar a mudança das práticas, nos procedimentos e nos materiais didácticos a utilizar;
• Escutar para aprender e construir conhecimento;
• Falar para aprender;
• Ler para apreciar textos variados;
• Escrever em termos pessoais e criativos.

Aplicámos a seguinte metodologia, trabalhando os aspectos:
• Lúdico, icónico-gráfico e vocabular;
• Interdisciplinaridade com a Matemática (Estatística, Cálculo Mental e Resolução de Problemas); com a Expressão Plástica (Pintura Digital); com o Estudo do Meio (o Tempo/os Dias da Semana/Metamorfoses).
• Planos Fonológico, Morfológico, Sintáctico, Lexical, Textual, Discursivo e o da Representação Gráfica e Ortográfica através de jogos de divisão silábica (adição, supressão, troca de ordem e substituição de sílabas); identificação fonética de todas as vogais; manipulação de palavras e constituintes de palavras;
• Identificação de nomes (género e número); identificação de tipos de letras e ordem alfabética; elaboração de mapas conceptuais para reconto da história; jogos de escrita criativa; exercícios ortográficos assinalando o erro com marcas previamente estabelecidas.

Ao nível do 1º Ano- Retirar alimentos desenhados em papel e pintados na aula anterior, de um saco.
- Questionar os alunos sobre o que teria acontecido aos alimentos (ficaram furados).
- Observação e exploração da capa e contracapa do livro “A Lagartinha muito comilona”.


- Construir um gráfico (pictograma), sobre a alimentação da lagartinha ao longo da semana, partindo da interpretação da história.
- Leitura e exploração do gráfico (cálculo mental, operações e resolução de situações problemáticas).
- Escrita de frases, no quadro, sobre a história
.
- Questionar os alunos sobre o número de palavras das frases.
-Escolher palavras da frase e fazer a divisão silábica.
- Jogo sobre a divisão silábica.


- Ordenar as imagens da história, fazendo o reconto oral.
-Pintura digital de uma borboleta.


Ao nível do 2º Ano
- Leitura da história e construção simultânea do gráfico dando realce aos dias da semana;
- Questionar sobre a alimentação da lagarta e sobre animais que nascem de ovos;
- Deu história escrita em tiras para a ordenarem e, em cada um dos papéis sublinharam os nomes; deu cartões com os nomes; cada menino disse os nomes que sublinhou no texto, dividiu-os em sílabas com batimentos de mãos e colocou-os no flanelógrafo, indicando o género e o número;

Cortaram as palavras
em sílabas e alteraram as suas posições, formando novas palavras; identificaram as vogais e quantas eram, realçando os diversos sons de cada vogal; ordenaram alfabeticamente as palavras;


A professora pôs uma frase no quadro; disseram por que era uma frase, leram-na com diferentes entoações, reduziram-na, expandiram-na e reconstruíram o texto a partir de frases.


Ao nível do 3º Ano
A professora explicou a formação do casulo e como se dá a metamorfose; construíram o mapa conceptual da história e, a partir dele, recontaram-na, oralmente; fizeram alguns exercícios de escrita criativa (palavras aos quadrados, palavra puxa palavra e acrósticos).


Ao nível do 4º Ano


Desenharam marcas, em grupo, para sinalizarem os erros de um texto;
Leitura e breve interpretação do texto; a professora realçou algumas palavras do texto (onde esperava que errassem) e disseram oralmente as letras que as constituíam;


Deu texto com lacunas para completarem (com palavras dadas); fez ditado tradicional; deu texto original e as marcas a cada aluno;


Trocaram os ditados com os colegas e fizeram a correcção ortográfica com a supervisão das professoras; as palavras mais erradas foram silabadas e ditas as letras que as constituíam e, em seguida construíram frases com as mesmas.


RESULTADOS• Os resultados foram positivos.
• As crianças mostraram interesse, empenho e participaram activamente em todas as tarefas propostas.
• A partir da história as crianças aprenderam Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio, estimularam a criatividade, a imaginação e o sentido crítico de uma forma interdisciplinar e lúdica.

CONCLUSÕES
• Uma obra é passível de ser trabalhada em diferentes anos de escolaridade, contemplando todas as vertentes do estudo da Língua (consciência linguística e ensino de gramática, consciências fonológica, morfológica, lexical, sintáctica, textual e discursiva);
• A obra possibilitou a interdisciplinaridade, trabalhando -se transversalmente diferentes áreas curriculares;
• A leitura da história agradou às crianças, tendo contribuído para criar/incentivar e aprofundar hábitos de leitura;
• Estimulámos a criatividade e sensibilizámos para a magia das histórias;
• Desenvolvemos competências de leitura e de escrita;
• Modificámos práticas usando procedimentos inovadores e construindo e utilizando materiais diversificados;
• Foram respeitados o ritmo e as capacidades de cada criança e promovida a auto-estima;
• As crianças foram elementos activos na construção do conhecimento;
• Pensamos ter contribuído para que as nossas crianças cultivem hábitos de leitura e estimulem o gosto pela aprendizagem, elevando o sucesso escolar.

BIBLIOGRAFIA
ADAMS, Marilyn Jager et al. (2006). Consciência fonológica em Crianças Pequenas. Porto Alegre: Artmed.

CARLE, Eric. (2007). A Lagartinha Muito Comilona. Lisboa: Kalandraka.

TAVARES, Clara Ferrão. (2007). Didáctica do Português Língua Materna e Não Materna no Ensino Básico. Porto. Porto Editora.

Formandas de 2º Ano: Anunciação Afonso (1º Ano); Cecília Rocha (3º e 4º anos); Deolinda Baptista (1º e 2º Anos); Olímpia Zamora (4º Ano)

Formadora: Alexandra Subtil

Sem comentários: