01/05/2009
O GATO QUE AMAVA A MANCHA LARANJA
Tendo plena consciência que a literatura infantil tem um papel fundamental para a promoção de uma educação literária entre as nossas crianças e, sabendo que a conjugação entre o texto escrito e o texto icónico, dos livros de literatura infantil, permite às crianças múltiplos olhares e diversas interpretações sobre os textos, fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo e o seu espírito crítico, decidimos trabalhar um livro de literatura infantil: “O gato que amava a mancha laranja”, de Elza Mesquita & Ana Pereira
Realizámos várias actividades:
- Misturar duas cores primárias ( vermelho e amarelo).
- Pintar, com a cor formada, uma mancha.
- Jogos com identificação de sons - treino da discriminação auditiva.
- Treinar o vocabulário: palavras que arranham, palavras macias, palavras laranja...
- Identificar palavras que moram dentro de outras palavras.
- Exploração dos elementos paratextuais da capa e contracapa.
- Leitura da história, pela professora.
- Reconto oral da história através das imagens do livro.
- Formar palavras a partir da supressão do 1º som.
- Escrita de palavras e frases sobre a história, na mancha laranja pintada no início da aula.
- Apresentação do trabalho produzido, à turma.
- Escrita de frases sensibilizando para o facto de que os animais não são brinquedos e que merecem o nosso respeito e carinho.
Com estas actividades desenvolvemos competências de compreensão e expressão orais, competências no domínio da escrita e da leitura, desenvolvemos a imaginação e a criatividade, o espírito crítico e incutimos valores de respeito e protecção pelos animais.
Formanda de 2º ano : Anunciação AfonsoEB1 nº 1 de Macedo de Cavaleiros
1º Ano T/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário