


O Ensino da Leitura: Estratégias de Compreensão e de Interpretação Textuais/Actividades de Animação de Leitura
"Ler é compreender, obter informação, aceder ao significado do texto", segundo Sim-Sim (2007:9) e, atribuir significado ao que se lê é compreender. Para ser bem sucedido na escola, na profissão e na vida, é indispensável saber ler. A leitura aprende-se, primeiro descodificando e depois construindo o significado de um texto, extraindo informação de um texto. Para se ensinar a decifrar há que treinar a consciência fonológica e a correspondência som/grafema; a eficácia da aprendizagem da leitura depende de um ensino eficiente da decifração, do ensino explícito de estratégias para a compreensão de textos e do contacto com boa literatura, conforma Sim-Sim (2007:8).
Neste sentido, ao longo destas duas sessões, explicitámos a temática do ensino da compreensão de textos (informativos, ficção narrativa, poesia, biografias, listagens, textos instrucionais e epistolares)e os objectivos intencionais de compreensão da leitura;referimos estratégias de compreensão a utilizar antes, durante e depois da leitura e efectuámos exercícios práticos nesses contextos, seguindo algumas das sugestões da brochura da DGIDC "O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos", mas também segundo autores como Emília Amor, Teresa Guedes, Margarita Recasens, Clara Tavares e Leopoldina Viana. São exemplo exercícios como os que transcrevemos:
- Exercícios de treino para formular hipóteses e para antecipá-las:
. leitura de um texto onde faltam palavras
. leitura de um texto com recurso á escolha frequente entre duas palavras de forma semelhante ou não
. reconstituição de frases a partir de palavras dispersas
. reconstituição de textos a partir de frases dispersas
- Treino para a discriminação visual e para a identificação de palavras:
. jogos de observação: «puzzles», lotos, dominós, jogos de Kim, ver as diferenças
.Identificar uma palavra numa lista vertical
- identificar uma palavra numa lista horizontal
. ver se há concordância entre um desenho e a sua legenda
. encontrar uma palavra parasita numa lista dada.
- Treino para uma apreensão global rápida e para uma leitura descontínua:
. encontrar uma palavra numa página inteira
. fazer uma circunferência à volta da palavra que convém, numa lista extensa, em face de um desenho
. encontrar informações numa página de jornal ou revista
. contar quantas vezes se encontra uma palavra num texto, sem o ler palavra a palavra
. encontrar rapidamente: um nome numa lista telefónica, uma palavra numa página de dicionário, um objecto numa página de um catálogo
. a resposta a uma pergunta num texto que ainda não se leu totalmente
. o capítulo que nos interessa num índice.
-Trava-línguas
Um homem desnarigado
Quem o desnarigaria?(L. Ducla Soares)
Copo, copo, jericopo,
Jericopo, copo cá:
Quem não disser três vezes
Copo, copo, jericopo,
Jericopo, copo, cá
Por este copo não beberá.
(L. Ducla Soares)
1- Lê o 1º texto como se não tivesses nariz.
2- Lê o 2º texto como se tivesses muita, muita sede.
- Preparam-se séries de palavras nas quais se repete uma delas e os alunos devem dizer quantas vezes se repete:
a) MELÃO: caixão / sifão / melão / pousada / baile/ mercúrio/ alfaiate/ melão/ livro/ melões/ livro/ palavra/ meloa/ cadeirão/ melão/ razão/ boa/ leão
b) JANEIRO: Fevereiro/ chuva/ Janeiro/ energia/ Sábado/ entusiasmo/ esfriar/ Janeiro/ Março/ Janeiro/ enérgico/ ene/ Janeiro/ esfriar/ Abril/ Junho/ sonha/ querido/ zanga/ furor
- Preparam-se algumas séries como as anteriores mas sem marcar a palavra repetida. Os alunos devem dizer qual delas é e o número de vezes que surge.
a. Andorinha / Primavera/ Outono/ andorinha/ Verão/ Inverno/ andorinha/ tordo/ cegonha/ pardal/ andorinha/ perdiz/ estorninho/ andorinha/ cotovia/ andorinha
b. Livro/ caderno/ marcador/ livro/ livro/ livro/ porta-lápis/ afia/ livro/ borracha/ livro/ esquadro/ compasso/ livro/ lápis/ mochila/ pasta
c. Iogurte/ bolacha/ gelado/ gelado/ chocolate/ gelado/ bombom/ gomas/ caramelos/ gelados/ rebuçado/ chiclete
- Completar textos
(com ou sem palavras dadas)
“O traje novo do czar
Havia uma vez um….. a quem agradavam muito os trajes belos e só pensava em ….. do melhor modo possível.
Certo dia dois alfaiates foram visitá-lo e …..lhe:
- Podemos fazer-te um….. tão bonito como ninguém ….. em época alguma e que além disso tem a vantagem de que o que for néscio não poderá vê-lo. Só o ….. será capaz de ver o traje…..”
“O camponês e os engenheiros
No meio da…..de uma cidade havia uma…..muito grande que impedia a livre circulação das…..
Chamaram-se os…..e perguntou-se-lhes se podiam tirar dali aquele….. e quanto custaria. Um disse que seria preciso fazê-la….. com….. e depois transportar os pedaços, tudo custando uns mil…..)
(Fábulas de Leão Tolstoi)
-Estorvo -pólvora
-Voar -pedra
-rublos -carruagens
-praça -engenheiros
- Corrigir os disparates
Os alunos corrigem os erros de significação que encontrem nas frases:
- Os dias da semana são seis: segunda-feira, Junho, quarta-feira, sexta-feira, Santiago e Domingo.
- Capuchinho foi para o campo com o seu cesto e encontrou os anõezinhos, que lhe perguntaram:
- Onde vais, Branca de Neve, com esse cestinho?
- Fazia tanto frio que vesti o fato de banho para ir à praia refrescar-me um pouco.
- Na escola há três turmas do segundo ano de escolaridade, em cada uma há 28 crianças, o que dá um total de 432 alunos.
- Escolher a palavra correcta em cada caso:
Apresentam-se algumas frases ou um texto nos quais de vez em quando aparecem duas possibilidades de escolha de palavras, tendo a criança de ler a correcta:
“O lavrador e o cavalo
Era durante uma (corrida, guerra) e todos fugiam diante do (inimigo, amigo). Um lavrador foi à (tenda, cavalariça) e disse ao seu cavalo:
-Segue-me ou os (amigos, inimigos) apanham-te.
-Não te seguirei. Não tenho inimigos, tanto se me dá (saltar, trabalhar) para ti como para eles.”


Numa destas sessões, como actividade de animação de leitura, trabalhámos o livro "Grávida no Coração", de Paula Pinto e ilustrações de Gémeo Luís, da Editora Campo das Letras: fizeram inferências sobre todas as imagens da história, mostradas antes da leitura; lemos e falámos de valores como a amizade, a partilha, a igualdade, os sentimentos...; demos excertos do texto, leram-no e associaram-no às imagens e, por fim,escreveram sobre o que é "ser Mãe", "A verdadeira Mãe é" "ser Mãe na barriga" e "ser Mãe no coração"
"Ser Mãe é:"
Estar sempre presente
transformar-se numa super-mulher
passar a ferro até às duas da manhã
é ser pai e mãe
é AMAR.
"A Verdadeira Mãe é:"
A que ama incondicionalmente
é um poço sem fundo
é a que ama, dá, ralha e educa
é amar os filhos do fundo do coração
é estar sempre presente.
"Estar grávida na barriga é:"
Sentir mexer o Amor
estar pesada, ter enjoos e sentir alegria
é voar como o vento
é amar-mo-nos a nós próprios.
"Estar grávida no coração é:"
Amar de verdade
entregar-se
amar o mundo
amar um filho como se fosse biológico.

A FORMADORA: Alexandra Subtil
Sem comentários:
Enviar um comentário