A leitura é uma competência que se desenvolve; com o treino, aprende-se a ler. É necessário proporcionar aos nossos alunos actividades que os motivem para a leitura.
Esta aula foi planeada com a intenção de partilhar com os alunos a leitura de um livro "Guardei as lágrimas no bolso", de Ana Meireles.

É um livro que nos envolve e que proporciona momentos de refexão, apelando aos sentimentos e à esperança. Já tinha iniciado a exploração do mesmo noutra aula mas, nesta aula passámos das inferências sobre o mesmo para a sua leitura integral. Apresentei alguns diapositivos para abordar a história.

É um livro que nos envolve e que proporciona momentos de refexão, apelando aos sentimentos e à esperança. Já tinha iniciado a exploração do mesmo noutra aula mas, nesta aula passámos das inferências sobre o mesmo para a sua leitura integral. Apresentei alguns diapositivos para abordar a história.
Dei aos alunos capítulos desordenados para lerem.
Distribuí pelos alunos algumas questões para responderem com base nos capítulos que leram.
Completaram uma prancha de histórias em A3, colectiva, com os dados recolhidos (estrutura da prancha de histórias baseada no documento da pag.40 da brochura: " O Ensino da Leitura: a compreensão de textos", de Inês Sim-Sim.
De seguida fizeram o registo individual da mesma.

Elaboraram uma chuva de ideias sobre a história.
Construiram um poema com base na chuva de ideias e ilustraram.

Escreveram anonimamente o que mais os marcou positiva ou negativamente até hoje.
Preencheram um quebra-cabeças usando palavras relacionadas com o texto que estavam a trabalhar.


Fizeram um acróstico com o nome de DIANA (a personagem principal do livro) e fizeram o seu retrato físico.
Formanda do 1º ano:Goreti Lino
EB 1 de Chacim: 3º e 4º anos
Sem comentários:
Enviar um comentário