19/02/2009

Leitura, compreensão de textos e estratégias de antecipação com base em associações lógicas

Nesta aula continuei a trabalhar a leitura e a compreensão de textos e tentei levar os alunos a desenvolverem estratégias de antecipação com base em associações lógicas.
Comecei por perguntar aos alunos o que entendiam por especial.
De seguida, individualmente, completaram a seguinte frase: "Sou especial porque ..."
Fizemos inferências sobre o livro que iríamos trabalhar:



Apresentei as gravuras do livro e pedi que as ordenassem.
Cada um escolheu uma gravura, pensou numa história, partilhou-a com os colegas oralmente e depois escreveram-na.



Li as frases que escreveram quando completaram a frase:
Sou especial porque ...( algumas das respostas foram as seguintes:
- desenho bem e faço bem poesia
- ajudo a minha mãe
- gosto de ajudar os amigos
- tenho uma família que me adora
- gosto das minhas professoras
- ando na escola
- sei fazer contas muito bem
- pinto bem
- tenho amigos na escola
- gosto de brincar com os meus amigos
- tenho amor pela minha mãe
- sou criança.
Para desenvolver estratégias de antecipação com base em associações lógicas, desafiei os alunos a ajudar um cozinheiro distraído que tinha baralhado duas receitas e que não sabia como fazer um bolo de chocolate. (actividade retirada da brochura: O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos de Inês Sim-Sim.)
Seleccionei uma lista de ingredientes e de acções para os alunos separarem as que pertenciam ao bolo de chocolate e as que pertenciam à outra receita.
Reescreveram a receita do bolo.



Para finalizar a aula os alunos saborearam o bolo que a professora tinha confeccionado com base na receita apresentada.
Os alunos aderiram muito bem a todas as actividades.



Formanda do 1º ano: Goreti Lino
EB 1 de Chacim: 3º e 4º anos

Sem comentários: