19/03/2009

A ESCRITA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

O “domínio das técnicas instrumentais da escrita” é uma meta preconizada no Currículo Nacional do Ensino Básico (2001:35-36), propondo para tal, actividades de escrita utilizando suportes e materiais diversificados, sempre recorrendo a instrumentos que garantam a correcção do escrito.
Consideram-se três fases no processo de produção de textos:
- a planificação :quem escreve, a quem, porquê, quando, em que circunstâncias, tipo de texto mais adequado;
- a textualização: que tipo de texto, que construção, qual a organização das palavras em frases, em parágrafos e em texto;
- a revisão: leitura para aperfeiçoamento do texto.
Nesta Sessão Temática abordámos as etapas de produção escrita ao longo do 1ºCEB, problemas a resolver e actividades a implementar.
Fizemos dois grupos de trabalho; demos a cada um deles um texto narrativo (sugeridos na brochura “O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos”, de Inês Sim-Sim) para leitura; A partir dos textos “Sábios como camelos”(2007:75-76) e “Ulisses” (2007:77), fizeram mapas de histórias.
Após esta tarefa, trocaram entre si os mapas dos textos e cada grupo redigiu um texto a partir desses mapas;


Demos imagens, a partir das quais (com a mesma imagem) redigiram diferentes tipos de textos: descrição, narração, instrução, opinião, relato e informação.


Exprimir uma OPINIÃO:
“É uma gravura que exprime revolta, confusão de sentimentos, destruição, tristeza, raiva… ou seja, o caos.”
(Fátima e Goreti)

Fazer um RELATO:
“Espaço onde os homens demonstram a sua revolta transformados em seres monstruosos, destruindo a humanidade.”
(Fátima e Goreti)

Dar uma INFORMAÇÃO:
“Guernica, uma pequena localidade no País Basco-Espanha, foi bombardeada pelos nazis em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, o que deu inspiração a Pablo Picasso para esta famosa obra “Guernica”; Picasso pintou o estado em que ficou esta localidade após o bombardeamento: restos de pessoas espalhados por todos os locais.”
(Fátima e Goreti)


DESCREVER:

“Vemos nitidamente um ser humano; ao lado vê-se uma cabeça de mulher com uma grande coroa de flores e parece ter um manto branco com uma cauda preta com desenhos exóticos a branco. Em imagem de fundo vê-se o desenho de um pavão com a cauda aberta. É um quadro de autor desconhecido realizado com a técnica de pontilhismo, a preto e branco e mostra duas figuras humanas.”
(Eugénia e Raquel)

Dar uma INSTRUÇÃO:
“Completa o desenho a teu gosto, aplicando a técnica do pontilhismo; pinta.”
(Eugénia e Raquel)

NARRAR:
“Era uma vez duas comadres muito coscuvilheiras. Garbosamente vestidas, passeavam-se nos vastos e verdes jardins coloridos do palácio real. Combinavam os festejos do aniversário da princesa e, como a abominável inveja reinava nos seus corações doridos, combinavam um modo de conseguir a ausência da maioria dos convidados.
Uma fada transformada em belo e airoso pavão ouviu toda a trama e conseguiu, com os seus mágicos poderes transformar o fiasco da festa por elas preparada, num belo e sumptuoso jantar de gala, seguido de um glorioso desfile de lindas vestes e num baile inesquecível.”
(Eugénia e Raquel)

A Formadora Residente: Alexandra Subtil

Sem comentários: