
Nesta aula pretendíamos desenvolver o gosto pela leitura, estimular a linguagem oral,
desenvolver a capacidade de ouvir, falar de forma clara e audível, que as crianças se
exprimissem por iniciativa própria, que desenvolvessem a capacidade de dividir as frases em palavras e que reconhecessem que as frases são feitas de sequências de palavras.
Iniciámos a aula com a construção de um "puzzle" de uma árvore e fizeram inferências sobre a obra que íriamos tratar: "A árvore generosa", de Shel Silverstein; lemos a história e questionámos as crianças sobre o porquê de a árvore ser generosa; se o menino agiu bem; o que diriam a este menino, se o encontrassem e, o que simboliza esta árvore.
As crianças ordenaram imagens da história, no quadro, segundo a idade cronológica do menino;em seguida, associaram imagens da árvore às imagens das etapas da vida do menino;a partir de frases do texto, contaram, com batimentos, o número de palavras de cada frase; criaram frases com o número de palavras pedido pela professora; expandiram e reduziram frases; dialogámos sobre a amizade.
Distribuimos uma folha dividida em cinco partes: as crianças desenharamm as características da amizade na folha distribuída (cor, sabor, cheiro, tamanho…)e, cada criança apresentou o seu trabalho à turma.
Brincaram com as palavras e resultou este texto:
AMIZADE
É violeta, laranja, rosa, vermelha
Verde, azul, amarela,
Arco-íris.
Sabe a morango, a queijo, a pão
A banana, cereja e limão.
Cheira a flores do campo,
amêndoas, rosas, violetas,
A tulipas de jardim,
A castanhas, a nozes
A papoilas e alecrim!
É pequeno como um dado, uma flor
E um berlinde.
É grande como a árvore, a casa, um gigante, um rio, as ondas do mar,
O sol e uma noite de luar.
Faz-me sentir alegre, feliz e sorridente
No meio de toda a gente!
EB1 Nº1 de Macedo de Cavaleiros/T10 - 1º ano
Formanda de 2º ano: Anunciação Afonso
Sem comentários:
Enviar um comentário