Comecei a aula com dois Trava-línguas.
Um homem desnarigado
Quem o desnarigaria?
(Luísa Ducla Soares)
Copo, copo, jericopo,
jericopo, copo cá:
quem não disser três vezes
copo, copo, jericopo,
jericopo, copo cá
Por este copo não beberá.
(Luísa Ducla Soares)
O 1º texto foi lido como se não tivessem nariz
o 2º texto como se tivessem muita sede
Apresentei uma matriz criada e usada para colocar questões, às quais procuraram responder com maior ou menor recurso à imaginação.
O que é que um(uma) pode fazer com um (uma)
0 - leão ____________________________ 0 - pára-quedas
1 - militar__________________________ 1 - relógio
2 - pescador_________________________ 2 - tesoura
3 - bebé_____________________________ 3 - chave
4 - marciano_________________________ 4 - binóculos
5 - ministro_________________________ 5 - computador
6 - aluno____________________________ 6 - enxada
7 - polícia__________________________ 7 - bicicleta
8 - pintor___________________________ 8 - assobio
9 - condutor_________________________ 9 - tubo de cola
De seguida, os alunos corrigiram alguns erros de significação em algumas frases que lhe foram apresentadas.
Para dar continuidade ao exercício anterior os alunos construiram algumas frases com disparates. Foi uma actividade divertida porque os alunos desenvolveram as suas competências de uma forma lúdica.
Estas foram algumas das frases dos alunos:
- O rio está gelado, porque faz muito calor.
- O rio está seco e os meninos nadam lá.
- Os carros andam na estrada com as rodas para cima.
- O homem cava sem a enxada.
- Os jogadores jogam no céu com a bola.
- Os gatos vivem no mar.
- Nas oliveiras crescem cerejas.
- A bicicleta anda sem rodas.
De seguida reescreveram as frases sem disparates.
Li um poema "O valor do Vento" de RuY Belo, Obra
poetica,Vol. 1, Lisboa,Presença,1991.

Li novamente o poema, mas acentuando os VVVVVV. Explorei o vocabulário e a estrutura do mesmo. As crianças colocaram a pontuação e fizeram uma leitura expressiva.
Formanda do 1ºano: Fátima Cordeiro
EB 1 de Chacim:3º 4º anos
Sem comentários:
Enviar um comentário