É preciso dar muita atenção ao Português e às estratégias utilizadas no treino da leitura. Esta deve ser feita por prazer e não por obrigação, mas para isso é necessário incentivar e orientar de forma adequada as nossas crianças.
O deficiente domínio da leitura torna difícil a execução das tarefas escolares. Neste sentido foi planeada esta aula com o objectivo de desenvolver nos nossos alunos algumas competências de leitura.
Na turma estamos a trabalhar o livro " Guardei as lágrimas no bolso" de Ana Meireles. Retirei um excerto desse livro para elaborar um texto no qual constariam algumas lacunas, palavras que estariam numa coluna ao lado para posteriormente completarem o texto.

Reconstruiram um poema, a pares, recortado em forma de puzzle.
O poema depois de construído: “A Janela e o Barco” de António Torrado – autor que está a ser trabalhado na turma no âmbito do projecto Ler+, foi lido em voz alta e explorado ao nível do vocabulário e da sua construção.
A Janela e o Barco
A janela abriu-se e viu,no rio,
um barco à vela.
Janela: Leva-me contigo.
Barco: Espera tu por mim.
Janela: Fica tu comigo.
Barco: Não consigo.
E partiu
rio acima.
Embaciaram-se os vidros da janela
que soltou as cortinas
a acenar, a acenar
para a esteira de espuma do barco à vela
a escoar-se, na neblina.
O Tempo passou.
O barco pois claro que voltou.
Tinha de voltar.
Mal o viu
na esquina do olhar
a janela abriu-se de par em par.
Esta história chegou
ao tempo de acabar,
mas cá para mim, disse a janela,
nunca vai terminar.
Eu sigo, disse o barco.
Eu fico, disse a janela.
E gritou:
Estás ancorado no meu olhar.
As minhas vidraças embaciadas
são o teu lugar cativo.
Para onde quer que vás
hás-de ficar
comigo.
António Torrado
in Conto Estrelas em Ti,
Formanda do 1º ano: Goreti Lino
EB 1 de Chacim: 3º e 4º anos
Sem comentários:
Enviar um comentário