27/11/2008

Consciência Fonológica

Segundo Freitas, Alves e Costa (2007: 35) a capacidade de ouvir de forma atenta e selectiva é fundamental para um desempenho eficaz, quer no domínio da produção, quer no da compreensão do oral.
A primeira tarefa da escola deve ser a de promover através do treino sistemático, o desenvolvimento da sensibilidade aos aspectos fónicos da Língua, com o objectivo da promoção da consciência fonológica entendida como a capacidade de identificar e de manipular as unidades do oral. Freitas, Alves e Costa (2007: 9).

Exemplos de algumas actividades realizadas no 1º ano , turma 10, na EB1 de Macedo Cavaleiros:
Um aluno de olhos vendados tenta descobrir quem fala, pelo timbre da voz. O aluno identificado pelo timbre da voz recebe a venda e o jogo continua.






Em grupos de seis os alunos vão andando em roda, ao som da música. Quando ouvirem o som do triângulo levantam os braços. Quando ouvirem o som do tambor invertem o sentido de marcha.
EB1 nº 1 de Macedo de Cavaleiros/Turma 10, 1º ano
Formanda de 2º ano: Anunciação Afonso

Sem comentários: