20/05/2009

PNEP/aLER+


A pedido da Coordenadora das Bibliotecas Escolares de Macedo de Cavaleiros fizemos uma parceria PNEP/aLER+.
Propusemos a algumas educadoras de infância fazermos sessões de leitura para os seus alunos, com o intuito de treinar a Consciência Fonológica em sala de aula, conseguir induzir comportamentos emergentes de Leitura e criar/ fomentar hábitos de leitura;
Para tal, estamos a desenvolver Sessões práticas (com periodicidade quinzenal/mensal, de cerca de 45min), de leitura de livros recomendados pelo PNL para os primeiros leitores (e outros), para estimular a criatividade, sensibilizar para o mundo mágico das histórias, desenvolver a consciência fonológica, fomentar a mudança das práticas, nos procedimentos e nos materiais didácticos a utilizar.
Esperamos ter proporcionado/proporcionar aos educadores, sessões de leitura que sejam um ponto de apoio e de partida, quer na compreensão dos modos de usar e desenvolver a consciência fonológica, quer em relação à proficiente emergência da leitura e da escrita e, às crianças, a possibilidade de estimularem a criatividade, de se sensibilizarem para o mundo mágico das histórias e de desenvolverem a consciência fonológica.


BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL

ADAMS, Marilyn Jager et al.(2006). Consciência Fonológica em Crianças Pequenas. São Paulo: artmed.
DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (1997). Orientações Básicas para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
FREITAS, Maria João et al. (2007). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica. Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC.
LOPES, João A.. (2006). Desenvolvimento de Competências Linguísticas em Jardim de Infância. Porto: Edições Asa.
MATA, Lourdes. (2008). A Descoberta da Escrita. Lisboa: Ministério da Educação: DGIDC.



LITERATURA INFANTIL

EASTON, Violet. (1986). Os Elefantes Nunca Saltam. Lisboa: Editorial Presença.
PARR, Todd. (2005). Ler é Divertido. Vila Nova de Gaia: Gailivro.
FANCY, Colin. (2005). Os Crocodilos Não Lavam os Dentes. Porto: Ambar.
QUERALT, Elisenda. (2005). Mamã, De Que Cor São Os Beijos?. Saragoça: ItsImagical.
SCHOBER, Michael. (2006). Quem é o meu Tesouro?. Lisboa: Minutos de Leitura.
SHAW, Fran. (2007). Partilhar - Como nasce a amizade. Porto: Porto Editora.

Formadora Residente: Alexandra Subtil

Sem comentários: