26/05/2009

Leitura e compreensão de textos

É necessário levar os alunos a identificarem outras fontes de leitura, para além dos livros (como por exemplo a internet.
Li uma história retirada da"História do Dia" de António Torrado: "O Papagaio bem ensinado"






Depois de explorar o significado de algumas palavras do texto, completaram um texto com lacunas.

O _________________ bem ensinado

Era um papagaio muito bem ____________ . Tinha poiso à porta de uma ____________. De uma vez que o merceeiro estava lá para dentro um ___________, por pirraça, ensinou o papagaio a dizer:
- Está tudo _______ .
Ficava __________ o merceeiro:
_ Este papagaio leva-me à ruína - dizia o ___________ . Tenho de dá-lo.
E assim fez. Deu-o a um __________ .
(...)




Fiz alguns exercicíos de leitura , aplicados à história. (O que é que um (uma)....pode fazer com ...

O que é que um (uma) pode fazer com um (uma)

papagaio............................barbeiro
barbeiro ...........................tesoura
merceeiro...........................nota
ladrão .............................gorro
cliente ............................anúncio
freguês ............................papagaio


Algumas das respostas foram as seguintes:

O papagaio pode chatear o barbeiro.
O barbeiro pode cortar o cabelo com uma tesoura.
O merceeiro pode fazer propaganda com um anúncio.
O ladrão pode usar um gorro nos assaltoa para ninguém o reconhecer.


Dei aos alunos um papel em branco para "lerem" um anúncio. De seguida escreveram, individualmente o anúncio que "leram".





EB1 de Chacim:3º e 4ºanos
Formanda do 1º ano: Fátima Cordeiro

Sem comentários: