03/05/2009

Escrita/compreensão de textos

As crianças sentem muita dificuldade na escrita. Para ultrapassar essas mesmas dificuldades é necessário trabalhar muito a leitura. Quando fazem uma narração oral e tentam reproduzir essa mesma narraçaõ para a escrita, o conteúdo das mesmas, na maior parte das vezes é muito diferente. Para trabalhar estas competências planeei esta aula.

Mostrei um jornal aos alunos para o reconhecerem como uma fonte de informação que nos narra e descreve factos e acontecimentos (explorei os vocábulos: informação, descrição e narração).
Apresentei uma imagem para que os alunos pudessem extrair do seu conteúdo: uma informação, uma descrição e uma narração – em grupo.
Esta foi uma das gravuras que usei para esta actividade.

















Apresentei outras gravuras para que os alunos escolhessem uma e tentassem extrair: uma informação, uma descrição e uma narração (fizeram o registo escrito).
Pegámos na gravura trabalhada inicialmente e preenchemos um mapa de histórias com a narração obtida.
Dividi a turma em dois grandes grupos: cada grupo leu uma história e preencheu um mapa de histórias; um grupo trabalhou o texto: Sábios como camelos, extraído da brochura: O Ensino da Leitura: A compreensão de Textos de Inês Sim-Sim e outro grupo uma história retirada da internet do site da escolovar: Filho és, pai serás..
Trocaram os mapas das histórias e construiram um texto com base nos mesmos mapas.
Fiz a leitura dos dois textos originais em voz alta e de seguida fizemos a leitura de alguns textos produzidos pelos alunos.
Exploraram as diferenças entre os textos dos alunos e os textos originais.
Preencheram um esquema de comparação de textos, adaptado da brochura referida anteriormente; pag. 35.
Explorámos o tema do texto Filho és, pai serás e construímos um poema alusivo ao Dia do Pai.

Pai
Ajudas-me nos bons e maus momentos
Porque ser pai é ajudar os filhos.
Estás sempre presente na minha vida
Nunca me abandones
Porque eu preciso de ti!
Não me batas sem razão
Bater não me parece boa solução
Dá-me carinho, os filhos gostam.
Não descarregues os nervos em mim
Quando eu não tenho culpa
E quando descarregas as coisas
Em cima de mim, fico triste
Ser pai é:
Dar a vida, dialogar
Ser responsável, ajudar a crescer
Dar com uma mão e tirar com outra
É educar, é amar!


EB1 de Chacim:3º e 4º anos
Formanda do 1º ano: Goreti Lino

Sem comentários: