Porque pensamos que os livros podem ser para todas as idades, dependendo do tratamento que lhes dermos, decidimos ler/trabalhar um livro recomendado pelo PNL para o 1º ano, aos nossos alunos de 3º e 4º anos; trata-se do livro de David Mckee, "Elmer"...
A história e também as imagens muito sugestivas da obra foram de grande agrado das crianças.
Explorámos elementos paratextuais e textuais dando ênfase aos sentimentos e valores.
Aproveitámos algumas das sugestões da Temática "A Consciência Linguística" e adaptámos alguns dos exercícios sugeridos na brochura referente a este tema, adaptando-os a este livro; seguem-se alguns exemplos:
1-Diz/escreve o bocadinho do fim que falta para as palavras serem o nome de um animal:
came-- passari--- jaca-- serpen-- elefan-- java-- tuba---
2-Diz/escreve o bocadinho do meio que falta para as palavras serem nomes de cores do Elmer:
ver--lho vio--ta ama--lo cas--nho la---ja
3-Junta os bocadinhos, de maneita a teres quatro palavras que sejam nomes de partes do corpo do Elmer:
ta trom pa cau ba da pre sas


A partir da imagem do Elmer, as crianças atribuiram-lhe qualidades (adjectivos).
Por fim, em grupo, elaboraram quadras sobre a personagem principal:
"Elmer és tão bonito
e sempre brincalhão
Que fizeste os elefantes
Cairem todos para o chão.
meu amigo Elmer
Tu dás-me muita alegria
E em troca do teu sorriso
Faço-te esta poesia.
elmer és tão divertido
gostas muito de brincar
Estás sempre distraído
E com a tromba no ar.
És tão bem educado
Mas às vezes estás trombudo
E não fiques zangado
Se te chamar Orelhudo
Tens o corpo aos quadradinhos
Pareces uma manta de cores
Fazes lembrar um jardim
Onde crescem as mais belas flores.
ó elmer não estejas triste
Por seres um animal diferente
Afinal só tu consegues
Fazer rir toda a gente.
Gostei da história do Elmer
Que me ensinou uma lição
Não importa ser diferente
Interessa é ter bom coração!"
EB1 de Morais/Alunos de 3º e 4º anos
Formanda de 2º ano: Cecília Rocha
Sem comentários:
Enviar um comentário