21/11/2008

As lengalengas


As lengalengas constituem um grande exemplo de rimas. São composições de natureza popular, de definição por vezes bastante difícil, em que abundam as repetições e as rimas. A principal finalidade é divertir, constituindo por si só um jogo em que a palavra é o elemento essencial, aproveitando a sua sonoridade. Derivam e vão ao encontro do gosto natural da criança em se ouvir a si própria, exercitando a capacidade de articulação vocal e de memorização e desenvolvendo a consciência fonológica. Podem corresponder ainda, ao interesse da criança pela narração cadenciada e atractiva de outrem. A lengalenga pode ser um ponto de partida para o despertar do gosto pela actividade poética; não interessa procurar nela um sentido lógico, mas antes, um certo humor, como no exemplo:
Era uma vez um homem
que morava na aldeia.
Nunca tinha fome
depois da barriga cheia.

As lengalengas podem ainda surgir de situações da vida quotidiana; daí a alusão frequente no seu conteúdo, a animais, a pormenores do trabalho, à religião e a pessoas que se destacam a nível social.
Determinados jogos são tão do agrado das crianças que, começam pela recitação de pequenas lengalengas, proporcionando à criança um contacto gostoso com a palavra, não necessitando, contudo, de um sentido preciso.

Neste sentido, recolhemos e temos dedicado um precioso tempo diário ao trabalho de oralidade e consciência fonológica, através das lengalengas.



EB1 de Morais/1º e 2º anos
Formanda de 2º ano: Deolinda Batista

Sem comentários: